Não mata, não engorda e não faz mal.

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Trabalho em um lugar onde tenho contato constante com o público. Pessoas de todo tipo vão lá: engravatados, pessoas bem humildes, umas um pouco ignorantes e outras que de tão simpáticas parecem me conhecer há anos...
Onde trabalho é um órgão público, então tratar bem quem vai lá em busca de uma simples informação ou da solução de um problema é fundamental.
Quem me conhece sabe que vivo sorrindo e emanando amor por aí. É difícil me tirar do sério. Não que eu ria de tudo, seria desespero, mas sou contente, graças a Deus não tenho motivos para estar emburrada ou tratar mal quem quer que seja.Quando alguém vai lá em busca de algo eu sempre atendo com um sorriso e com calma, é o mínimo que posso fazer, mas infelizmente a falta de educação está cada dia mais constante no nosso cotidiano e um gesto simples se torna grandioso para que recebe.
Essa semana uma senhora foi lá muito nervosa, falando alto e tudo mais, querendo uma informação que era muito importante para ela. Além de não terem dado a informação correta nos lugares que ela já havia ido, ela estava para ser despejada e tem dois filhos pequenos. Vi que a senhora estava muito exaltada. Quando disse a ela as informações que eu precisava para conseguir o documento para ela, a senhora jogou a bolsa em cima da cadeira dizendo que não tinha aquelas informações e começou a falar super alto comigo, se queixando de que já havia ido em vários locais e ninguém conseguia o documento para ela. Minha única reação foi ficar parada a olhando desabafar (ela estava quase chorando). Calmante, perguntei de novo exatamente o que eu já havia perguntado, e ela me passou todas as informações (sim, ela as tinha, mas o nervosismo tomou conta e ela por um momento se esqueceu). Adiantaria alguma coisa se eu a respondesse no mesmo tom de voz ou a tratasse mal? Lógico que não.
Pois bem, no final das contas o documento que ela precisava ficou pronto e eu perdi as contas de quantas vezes ela me pediu desculpas pelo jeito que havia me tratado, pois estava muito nervosa e a situação era crítica. Antes de ir embora fez questão de dar um tchauzinho e pedir desculpas novamente com os olhos cheios de lágrimas. Ela não percebeu, mas enquanto resolviam o problema dela eu a vi chorando e enxugando as lágrimas. Eu não podia tornar pior o dia dessa mulher desesperada.
Gente, precisamos ser mais sensíveis , nos colocar mais no lugar dos outros. Você sabia que atitudes boas não matam, não engordam e não fazem mal? Precisamos melhorar sempre, nunca se sabe o dia de amanhã. Ignorância não nos leva a lugar nenhum. Muitas vezes não consigo solucionar logo de cara o problema de quem vai lá no meu trabalho, mas só por dar um simples sorriso e ser simpática com a pessoa a situação já muda, tudo vai se ajeitando. A ignorância e a impaciência vão indo embora e nos entendemos .
Isso tudo é muito simples, se ponha no lugar do próximo. Será que você gostaria de ser tratado da mesma forma que trata os outros?
Não sou perfeita, longe disso. Mas venho fazendo esse exame de consciência e tem dado certo, não custa nada tentar. rs



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